segunda-feira, 27 de julho de 2009

Campanha contra o Tabagismo passivo

O tabagismo passivo é a exposição de não – fumantes à poluição ambiental causada pelos produtos do tabaco (Poluição Tabagística Ambiental) e a exposição do feto ao fumo materno (ativo ou passivo). Cerca de 60% das pessoas que não fumam são fumantes passivos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o tabagismo passivo é a 3ª causa evitável de morte no mundo, sendo a 1ª o tabagismo ativo e 2ª o alcoolismo.

A Poluição Tabagística Ambiental

A Poluição Tabagística Ambiental é a soma da fumaça emitida pela ponta acessa do cigarro, com aquela exalada pelo fumante após a tragada e os gases emitidos através do papel do cigarro. Comparada àquela inalada pelo fumaça, esta fumaça contém algumas substância tóxicas em concentrações mais elevadas, como é o caso de nicotina, monóxido de carbono e de vários compostos cancerígenos.
Esta poluição representa 85%da poluição ambiental doméstica.

O Tabagismo durante a gravidez

A gestante que fuma tem um risco aumentado de apresentar complicações da gravidez, como sangramentos, descolamento prematuro da placenta, aborto e partos prematuros. O bebê tem maior risco de apresentar baixo peso de nascimento, morte súbita infantil, infecções respiratórias nos primeiros anos de vida. Com aumento do número de internações e mortes, início precoce e maior gravidade da asma brônquica.
Além disso, pode apresentar comprometimento da inteligência a alterações do comportamento.

O tabagismo passivo na infância e adolescência

As crianças e adolescentes que convivem com fumantes têm também um risco elevado de infecções respiratórias, com aumento do número do número de internações e mortes, asma brônquica gravem aumento do colesterol e do risco de doenças coronarianas precoces. Na vida adulta, há aumento do risco de câncer dos produtos.

O tabagismo passivo na vida adulta

Os adultos que convivem com fumantes apresenta mais freqüente sintomas agudos de irritação do sistema respiratórios (tosse, obstrução nasal, etc.), aumento do risco de câncer do pulmão, enfisema pulmonar, bronquite crônica, infarto do miocárdio e acidentes vasculares cerebrais (derrame cerebral), além da piora da asma e de outras doenças pulmonares, cardíacas e alérgicas de que porventura sejam portadores.

O tabagismo passivo nos ambientes de trabalho

Cerca de 80% das pessoas trabalham em locais fechados, com grande número de fumantes. Portanto, apresenta um risco muito grande de câncer do pulmão e de outras regiões do corpo, enfisema pulmonar, bronquite crônica, infarto do miocárdio e acidentes vasculares cerebrais.
Nos restaurantes, bares e boates esta situação é mais grave ainda, pois a fumaça inalada pelos seus trabalhadores corresponde a fumar até dois maços de cigarros por dia.
Até o momento, não existe nenhum sistema de ventilação eficiente para evitar a exposição de não fumantes à fumaça de tabaco em ambientes fechados. Portanto, nestes locais, de nada adianta a separação de áreas para fumantes.

Portanto, para evitar o tabagismo passivo, a única solução é que todos os ambientes fechados sejam 100% livres do tabaco

Fonte: Campanha promovida pela Prefeitura de Belo Horizonte- MG e SUS.

Peço sua colaboração, ajude a divulgar a campanha imprimindo o texto e colando no quadro de aviso de sua escola ou de sua empresa ou copie no seu site ou blog, mas deixe no final do texto a origem, se quiser pode colocar um link dessa campanha no seu blog por sete dias assim você estará colaborando de forma legal no combate ao tabagismo.

sexta-feira, 24 de julho de 2009

A vida é bem melhor sem cigarro

SEM FUMAÇA

A vida é bem melhor sem cigarro
Pratique a arte de viver bem sem cigarro.

Ao contrario do que a indústria do tabaco sugere e divulga em suas campanhas publicitárias associando marcas de cigarro á imagem de artistas de sucesso, por meio de patrocínio de grandes espetáculos e estimulando o ato de fumar que influencia milhões de pessoas, o consumo de cigarro não contribui em nada para melhorar o desempenho das pessoas, seja nas artes, nos esportes ou em qualquer outra atividade. Ao invés disso, a dependência de nicotina expõe o fumante a várias substâncias tóxicas que debilitam a sua saúde e podem até privá-lo de desempenhar as atividades que mais lhe proporcionam prazer.

Tal vez você já saiba disto, mas não custa lembrar...

• O tabagismo é a maior causa evitável de doença e morte no mundo.
• Só no Brasil, o fumo mata 200 mil pessoas por ano, o que dá uma média de 10 mortes por hora.
• O fumo possui cerca de 5 mil substâncias tóxicas e provoca mais de 50 doenças diferentes, entre elas as doenças cardiovasculares, pulmonares e diversos tipos de câncer.
• Na faixa etária de 40 a 60 anos, 50% dos infartos fulminantes são provocados pelo fumo.
• O tabagismo é responsável por 90% das mortes por câncer de pulmão.
• Os bebês de grávidas fumantes têm elevado risco de adoecer e morrer por doenças respiratórias e podem ter a inteligência comprometida.
• Em relação ás pessoas que não fumam, os fumantes apresentam um risco:
• 10 vezes maior de ter câncer no pulmão;
• 5 vezes maior de ter infarto do miocárdio;
• 5 vezes maior de TR bronquite crônica e enfisema pulmonar;
• 2 vezes maior de ter derrame cerebral.

Veja o que acontece de bom se você para de fumar:

Após vinte minutos, a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal.
Após duas horas, não há mais nicotina circulando no seu sangue.
Após oito horas, o nível de oxigênio no sangue se normaliza.
Após vinte e quatro horas, seus pulmões já funcionam melhor.
Após dois dias, seu olfato e seu paladar já estão mais sensíveis.
Após três semanas, sua respiração se torna mais fácil e a circulação melhora.
Após um ano, o risco de morte por infarto do miocárdio se reduzirá á metade.
Após cinco anos, o risco de sofrer infarto vai se tornando igual ao das pessoas que nunca fumaram.
Após quinze anos ou mais, o risco de ter câncer de pulmão diminui muito.

Marque a data e pare de fumar de uma só vez!

Mude de estilo de vida.
Adote uma dieta mais saudável e pratique exercícios físicos com orientação médica.

E atenção!

Saiba que cigarros de baixos teores, de palha, cachimbos, charutos, rapé, fumo de rolo, fazem tão mal à saúde quanto os cigarros comuns.
Cuidado com os métodos milagrosos para deixar de fumar!

É o fumante quem dá o primeiro passo.

Se necessário, procure orientações com profissionais de saúde.

Fonte: campanha promovida pela Prefeitura de Belo Horizonte e pelo SUS.

sábado, 18 de julho de 2009

Dicas para passar dos cem anos de idade

Segundo a publicação de uma matéria no jornal “Hoje em Dia” do Estado de Minas Gerais atualmente existem no Brasil 11.422 pessoas que já passar dos cem anos de idade de acordo com os com a pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizada em 2007.
São vários os fatores que tem contribuído para essa conquista como “os avanços da medicina com diagnóstico de doenças cada vez mais precoce e novos remédios e vacinas”.
Mas vamos às dicas importantes para quem deseja chegar aos cem anos de idade:
Ter uma elevada auto-estima, cuidar da memória, dormir bem, evitar o estresse emocional, fazer uma dieta equilibrada rica em fibra, legumes e frutas, verduras e líquido e praticar exercício físico com acompanhamento médico ou de um educador físico.
As pessoas precisam aprender a encarar as dificuldades do dia a dia sem ser pessimistas e procurar estar sempre de bem humor, viver cultivando seus sonhos acreditando que amanhã será sempre melhor do que hoje. Precisamos tomar cuidado com a saúde do nosso corpo, pois atualmente vivemos uma fase onde tudo tem que ser pra ontem, as pessoas estão constantemente trabalhando sob pressão psicológica e se esgotando fisicamente para dar conta da produção e ainda tem que estudar para garantir sua vaga no mercado de trabalho, às vezes não tem uma hora para fazer uma refeição saudável e com tranqüilidade, e que prejudica mais ainda é que a pessoa vem se entregando ao sedentarismo.
É preciso manter a mente sempre ativa, exercitando-a com algo bem prazeroso como ler um bom livro, praticar um hobby que exija raciocínio, participar de eventos sociais. Portanto temos que aprender a conciliar carga pesada das nossas obrigações com as coisas boas e importantes como estar sempre próximo da família e dos verdadeiros amigos e também não se esquecer de praticar sua fé em Deus, cuide de sua vida espiritual seja qual for a sua opção religiosa. O importante é saber que para chegar aos cem anos é preciso mudar de estilo de vida e não se entregar aos problemas, se seguirmos essas dicas certamente teremos mais chance de envelhecer com um corpo mais resistente e uma mente saudável.
Um abraço e muitos anos de vida pra você!

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Cuidados que você deve tomar na hora de comprar um imóvel na planta

Todos nós sabemos que comprar um imóvel na planta é um risco por isso temos que ter cautela ao concretizar a compra de um imóvel para evitar uma grande dor de cabeça. Saiba que realizar seu sonho de ter uma casa própria exige conhecimento de leis, portanto se você não domina o assunto contrate um bom advogado e escolha bem o corretor. Veja o que precisa ser observado no processo de aquisição de um imóvel:

Exija o registro imobiliário atualizado do imóvel, pois é através deste que é possível verificar quem de fato é o proprietário.
Exija a Certidão Negativa de Ônus para confirmar que o imóvel não tem impedimentos como penhora, hipoteca e outros fatores que impeça ou dificulte a venda.
Verifique o Registro da incorporação e o memorial descritivo, as plantas, o tamanho e posição do apartamento e das vagas da garagem.
Verifique se o IPTU dos últimos cinco anos está pago e não se esqueça de verificar também a água, energia elétrica e a taxa de segurança contra incêndio no caso de imóvel comercial.
Confira se os vendedores não estão sendo processados em ações de cobrança, execução, trabalhista, etc.
Observe se o contrato de compra e venda foi redigida de maneira profissional, para isso é necessário que cada das partes contrate sua assessoria jurídica para inserir cláusulas que venham a proteger seu interesse.
Com o incentivo do governo federal com o programa minha casa, minha vida o mercado imobiliário sofreu um aquecimento significativo isso tem contribuído para a aquisição de um imóvel ser considerado no momento um excelente investimento.
Um abraço!

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Ajuda eletrônica para estacionar seu carro


Sensores de estacionamento ideal para ajudar nas manobras e evitar danos aos veículos

Qual o motorista que nunca deu uma encostada em um carro ou em um pilar na hora de estacionar seu carro. Sabe que a famosa baliza ainda é uma dor de cabeça para muitos motoristas principalmente aos inexperientes e é também a campeã de reprovação nos exames de direção em função da posição que o motorista tem que ficar e ainda girar o pescoço com as mãos ao volante, combinada com a dificuldade de visibilidade acaba resultando em esbarros e arranhões dos veículos gerando prejuízos. Mas agora com a implantação dos sensores de estacionamento os motoristas poderão evitar esse transtorno, mas isso somente no seu próprio veículo, por que para exame de direção no DETRAN continua da mesma forma.
O sistema dos sensores ultrassônicos emite ondas de reflexão e dispara um sinal sonoro quando o veículo se aproxima do obstáculo, o equipamento funciona quando o motorista engata a marcha ré. Esse equipamento é um excelente auxiliar quando se é necessário fazer a manobra em uma vaga muito apertada, quem já possui um veiculo com esse tipo de dispositivo sabe a enorme vantagem e conforto que o mesmo oferece.
Se você gostou dessa novidade procure as assistências especializadas e adquira um equipamento, o preço varia entre R$120,00 a R$360,00 e varia de acordo com os recursos que cada um possui, o custo benefício torna viável a instalação por que dependendo do esbarro ou arranhões que o motorista provocar em seu veículo e ou de terceiros o conserto pode ficar bem mais caro e a segurança que você adquire compensa o investimento.

sábado, 4 de julho de 2009

Doença do pombo

Existem algumas doenças provocadas pelos pombos que se não forem tratadas podem levar até a morte, e no Brasil já ocorreu casos em que foram confirmados óbitos por causa da criptococose (Doença do Pombo) que é o fungo cujo nome é Cryptococcus neoformans encontrado principalmente nas fezes de pombos.
Seus sintomas podem ser confundidos com os da meningite ou pneumonia. Os pombos são transmissores de vários tipos de doenças, entre elas a:
Salmonelose;
Histoplasmose;
Toxicoplasmose;
Ornitose;
Candidíase;
Encefalite;
Pseudotuberculose;
tuberculose avícola;
Alergias de modo geral e mais 26 doenças registradas são alguns dos males transmitidos pelos pombos. "Até mesmo as plumas podem causar alterações respiratórias.
Esse fungo esta entre os causadores de mortalidade em indivíduos imunodeprimidos (portadores do vírus da Aids, pacientes de câncer e leucemia, além de pessoas que precisam de medicamentos imunodepressores) em todo o mundo. Embora o pombo seja o principal agente transmissor – através de suas fezes, não é aconselhável o extermínio dessas aves, pois elas têm seu papel importante na natureza. A única alternativa é implantar um planejamento que eduque a população e mude seus hábitos e aprimorar o sistema de limpeza da urbana evitando a oferta de comida, uma vez que todos acham lindo o gesto de jogar comida para os pombos nas melhores praças da cidade, quem nunca tentou correr atrás de um pombo na rua, nas praças ou parques quando era crianças e os pais até achavam graça. É preciso manter limpo as praças, parques e locais de grande concentração de pássaros. Durante a varredura devem-se umedecer as fezes para evitar a propagação do fungo no ar se elas estiverem sendo varridas secas (formando uma nuvem de fungo), ou seja, as fezes precisam ser molhadas. E os indivíduos que fazem limpeza devem usar máscaras seja nas ruas ou residências,
Ao término da limpeza desinfete a vassoura.
Além de prejudicar a saúde, os pombos também causam danos materiais - suas fezes ácidas corroem metal, danificam superfícies. E as penas entopem calhas e ralos das edificações transtornos aos moradores.
Leis - Na legislação brasileira é crime matar, apreender ou maltratar as aves. Segundo a Lei 9605 de 1998 (artigo 29º - parágrafo 30º), do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), os pombos são considerados domésticos. Assim, qualquer ação de controle que provoque morte, danos físicos, maus-tratos e apreensão das aves é passível de pena reclusiva e inafiançável de até cinco anos.
Se você é criador de pombos tome cuidados para não se prejudicar.
Um abraço!